Burla da falsa linha de atendimento: como não ser vítima?
Já recebeu ligação de alguém fingindo ser funcionário (a) de um banco, ou de uma instituição financeira não bancária para pedir seus dados, ou código OTP? Fique atento (a), pode ser mais uma tentativa de burla planejada por pessoas de má-fé.
Com o avanço das tecnologias, é preciso ficar mais atento quando receber ligações de pessoas que te influenciam a transferir dinheiro, indicar algum código que recebeu por mensagem e fornecer informações pessoais. Já que o assunto é bastante sério, vamos direito ao ponto.
De repente seu telefone toca, você atende e alguém do outro lado se apresenta como funcionário (a) de um banco, de uma empresa da qual você é cliente ou de uma instituição financeira não bancária. A seguir, a pessoa informa que a sua conta não está actualizada ou que existe alguma falha de segurança que precisa ser solucionada o mais rápido possível, sob pena de comprometer a movimentação do seu dinheiro. Em seguida, a pessoa te orienta uma série de procedimentos e confirmação de dados, bem como se dirigir a um caixa electrónico. Começa a desconfiar.
Se isso acontecer, lembre-se deste artigo. Desligue a chamada.
COMO FUNCIONA A BURLA POR CHAMADA TELEFÓNICA?
De alguma forma, o criminoso consegue seus dados e seu número de telefone, apresenta-se como funcionário de uma empresa da qual você é cliente e informa que houve uma falha de segurança da sua conta.
Às vezes, para ganhar a confiança da vítima, o criminoso altera a voz, usa uma linguagem cuidada e a persuasão. Tratando-se de dinheiro, é normal que a vítima se sinta preocupada, é daí que começa a burla.
COMO SE PROTEGER DA BURLA DA FALSA LINHA DE ATENDIMENTO?
- Desconfie de ligações que pedem que envie dados pessoais ou dinheiro
- Desconfie sempre de ligações urgentes sobre falhas de segurança da sua conta ou de actualização.
- Em caso de dúvidas, dirija-se ao seu banco, ou a sua instituição financeira não bancária e informa a situação.
- Desconfie sempre. As instituições nunca ligam para cada cliente informando sobre falha de segurança ou actualização da conta.
- Desligue a chamada. As instituições nunca orientam um cliente para se dirigir a um caixa electrónico nem ligam para pedir código.
FUI VÍTIMA DA BURLA DA FALSA LINHA DE ATENDIMENTO. O QUE FAZER?
Infelizmente, esse tipo de prática está se tornar frequente em Angola e muita gente é vítima, por isso mesmo o PayPay está constantemente alertando sobre os cuidados. Se por acaso você chegou a transferir dinheiro para uma conta fraudulenta ou verificar que foi retirado algum valor depois do contacto com o criminoso, informa imediatamente a sua instituição financeira, por meio das vias de comunicação oficiais.
Faça uma denúncia no posto policial mais próximo de si, alerta as pessoas próximas para evitar que os criminosos façam mais vítimas por aí.
Gostou de ler o artigo? Partilha com todo mundo que conhece e ajuda a evitar burlas.