Burla do falso emprego: aprenda a proteger-se
De repente, você acorda, liga o telefone e se depara com uma mensagem de oferta de emprego sem ter feito a candidatura. Você liga para o número que te enviou ou vai apagar a mensagem?
Se você respondeu “ligar para o número de telefone que enviou a mensagem”, cuidado, você pode estar prestes a cair numa burla: é a burla do falso emprego.
Esse tipo de burla é só um exemplo das muitas formas de burla financeira aplicadas por pessoas de má-fé, para enganar as vítimas que estão à procura de uma oportunidade de trabalho.
Em muitos casos, os criminosos fazem-se passar por funcionários de empresas sérias e, às vezes, pedem um valor para “garantir a vaga”.
Eles aproveitam-se do facto de muitas pessoas, principalmente jovens, estarem à procura do primeiro emprego e por estas serem vítimas vulneráveis.
O QUE É A BURLA DO FALSO EMPREGO?
A burla do falso emprego acontece quando os criminosos oferecem vagas de emprego, seja por redes sociais, mensagens anônimas, chamadas telefônicas ou em sites, utilizando nomes de empresas já conhecidas no mercado.
Por exemplo, nos últimos dias, tem pessoas a receberem este tipo de mensagem. A informação é que “já têm vaga disponível para o pedido de trabalho feito”
RECEBI UMA MENSAGEM: COMO SABER SE É BURLA?
Existem detalhes muito sutis que é importante prestar atenção. As empresas não cobram nenhuma taxa para garantir a vaga, caso estejam a recrutar, as empresas utilizam os canais de comunicação oficiais. Também preste atenção que, muitas vezes, as mensagens chegam com muitos erros ortográficos e falta de concordância na frase.
COMO SE PROTEGER?
- Não responda a estas mensagens nem ligue
- Não partilhe seus dados nem à sua localização
- Nenhuma empresa cobra taxas de garantia de vaga
- Desconfie sempre de mensagens com ofertas tentadoras
Leia mais: Burla do falso funcionário: como funciona a burla e como se proteger?
4 detalhes que talvez você não tenha percebido no kuduro sobre alerta de burla