
Burla do falso funcionário: como funciona a burla e como se proteger?
Entenda como é a burla do falso funcionário, conheça as principais formas e saiba como se proteger.
Já recebeu chamada de uma pessoa que se apresenta como funcionária de uma determinada empresa e solicita seus dados e senhas? Fique atento/a, as senhas são secretas e as instituições financeiras não solicitam aos clientes.
A burla do falso funcionário é praticada por pessoas de má-fé que se fazem passar por funcionárias de determinadas empresas. É preciso ter muito cuidado e atenção, porque, actualmente, este tipo de crime tem aumentado cada vez mais.
COMO FUNCIONA A BURLA DO FALSO FUNCIONÁRIO?
A burla do falso funcionário está entre as formas mais utilizadas pelos criminosos e gira à volta de uma abordagem treinada para convencer as vítimas a fornecer dados pessoais e códigos bancários ou de uma outra instituição financeira não bancária.
Eles usam como isca ofertas, algumas falhas de segurança ou irregularidade na conta e se passam de funcionários de empresas onde você tem uma conta.
Se receber chamadas de pessoas desconhecidas que se apresentam como funcionárias e ao longo da conversa solicitam seus dados e senhas, é para ficar logo atento. Desconfie sempre.
COMO AGEM OS CRIMINOSOS?
- De alguma forma, os criminosos conseguem o contacto das vítimas, eles ligam e se fazem passar por funcionários de uma determinada instituição financeira
- usam linguagem cuidada para convencer
- Anunciam promoções urgentes nas redes sociais, como por exemplo, bilhete de passagem
- Anunciam irregularidades na conta para conseguirem as senhas das vítimas
COMO NÃO SER VÍTIMA DE BURLA?
Desconfie sempre. Essa é a primeira orientação que o PayPay passa aos seus utilizadores. Mais abaixo enumeramos algumas dicas e informações para se proteger de tentativas de burla.
- O PayPay não liga nem manda e-mail aos utilizadores e parceiros para solicitar códigos de acesso e de pagamento
- Se precisar conversar com a sua instituição financeira entre em contacto através dos canais oficiais como, Linha de Atendimento ao Público.
- Não aceite fornecer suas senhas nem acessar a links enviados por pessoas desconhecidas
- Nunca responda a mensagens de números desconhecidos sobre falhas de segurança da conta. Desconfie sempre.
- Se verificar alguma tentativa de burla, denuncie e alerte as pessoas mais próximas
Para conferir outras medidas de segurança, acesse Como evitar burlas e proteger seus dados?